sexta-feira, 29 de março de 2013

CAMPOS ISOLADO NO RJ

Chuvas desalojam famílias e causam transtorno em Campos, RJ

Cinco famílias serão removidas de perto do Rio Ururaí.
No bairro Estância da Penha várias ruas estão alagadas

Rua alagada na Estância da Penha em Campos, RJ (Foto: Priscilla Alves/ G1)Rua alagada na Estância da Penha em Campos, RJ (Foto: Priscilla Alves/ G1)
Após mais uma noite de chuvas em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, a Defesa Civil prepara a remoção de cinco famílias que moram próximo do Rio Ururaí. Outro ponto da cidade que está tendo a intervenção do órgão é o bairro Estância da Penha, que tem muitas ruas alagadas. Na manhã desta quinta-feira (28), bombas estão no local para fazer retirada da água da chuva. No bairro do Fundão a parede de uma casa desabou e a Defesa Civil foi ao local nesta manhã checar a situação.
Rua alagada na Estância da Penha em Campos, RJ 1 (Foto: Priscilla Alves/ G1)Crianças brincam no meio da água da chuva e de
lixo na Estância da Penha (Foto: Priscilla Alves/ G1)
Segundo o site do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), nas últimas 24h choveu 28.4 milímetros em Campos e a previsão para esta quinta-feira (28) é de mais chuva. Segundo o secretário da Defesa Civil de Campos, Henrique Oliveira, o órgão recebeu 12 chamados entre a terça (27) e quarta (28). As famílias que moram às margens do Rio Ururaí foram as primeiras a serem desalojadas.
“O rio subiu de ontem pra hoje e a tendência é que ele continue subindo mais. O que acontece é que a água que atinge o Imbé vai para a Lagoa de Cima, e a da Lagoa de Cima acaba indo para o Rio Ururaí, onde o problema é maior.”, disse Henrique Oliveira. As famílias serão levadas para uma escola na localidade.
Água invade quintal de casas na Estância da Penha, em Campos (Foto: Priscilla Alves/ G1)Água invade quintal de casas na Estância da Penha,
em Campos (Foto: Priscilla Alves/ G1)
Outro ponto bastante atingido pela chuva é a Estância da Penha. A localidade teve várias ruas inundadas e, em alguns pontos, a água chegou a invadir o quintal das casas.
“Nós aqui da Penha estamos revoltados. Eu tenho um comércio e não tem como ninguém vir comprar nada. Quem vai vir na rua cheia de água? Como a gente fica assim, e as crianças? A Defesa Civil vem sempre e tira a água, mas nós precisamos de uma solução definitiva”, disse a moradora Renata Vieira.
A Defesa Civil de Campos recebe chamados através dos telefones 199 ou (22) 2735-0109.
Veja a situação dos principais pontos da cidade após as chuvas:
Rio Ururaí:
Última medição: 3,24 metros na manhã desta quinta (28)
Cota de transbordo: 3,50 metros
Situação: cinco famílias desalojadas e previsão de aumento da cota.
Rio Paraíba do Sul:
Última medição: 6,85 metros na quarta (27)
Cota de transbordo: 11,0 metros
Situação: rio não apresenta perigo por enquanto.
Lagoa de Cima:
Última medição: segundo a Defesa Civil, a lagoa não tem régua medidora.
Cota de transbordo: - - -
Situação: lagoa está bem cheia e água já atingiu o asfalto, mas nenhuma família foi atingida
Outros pontos mais atingidos:
Estância da Penha: Defesa Civil usa bombas para tirar água do local.
Nova Campos, Novo Jóckey e Parque Aurora: bairros também estão com água acumulada, mas em menor proporção.
Imbé: um dos locais que mais choveu, mas água escoa para a Lagoa de Cima e moradores ainda não estão isolados.
Moradores em contato com a água da chuva podem ser contaminados por doenças como a leptospirose (Foto: Priscilla Alves/ G1)Moradores em contato com a água da chuva podem ser contaminados por doenças como a leptospirose

Nenhum comentário:

Postar um comentário