Temporal: babá de 13 anos salva duas crianças e morre soterrada em favela de Niterói
Julia protegeu os menores e recebeu todo o impacto de muro de encosta que caiu no Palácio
Julia Gonçalves Damaceno estava em seu primeiro dia de trabalho, cuidando de uma menina de dois e de um menino de três anos, também moradores da comunidade. Ela saiu de casa por volta das 21h, para levar as crianças de volta à residência delas, quando o muro caiu sobre os três na descida de uma escadaria.
De acordo com parentes da menina, ela abraçou as duas crianças para protegê-las do impacto. Julia morreu no local. Robert e Taila foram socorridos por bombeiros para o Hospital Estadual Azevedo Lima, no Fonseca, e para outra unidade de saúde não divulgada. Ainda não há informações sobre o estado de saúde delas.
Moradores chegaram primeiro ao local e ajudaram a retirar o corpo de Julia dos escombros e a socorrer Robert e Taila antes da chegada dos bombeiros. Eles contaram que chovia muito forte quando o muro da encosta desabou. A estrutura, construída justamente para conter deslizamentos, não teria suportado a força da enxurrada que desceu o morro.
O corpo da menina foi levado para o IML (Instituto Médico Legal) de Tribobó, em São Gonçalo. O ICCE (Instituto de Criminalística Carlos Éboli) periciou o local e a Defesa Civil de Niterói interditou duas casas no Palácio. Outra moradia está sob alerta de risco.
Passageiros de ônibus ilhados no Jacaré
Passageiros de um ônibus ficaram presos em um alagamento na passagem sob a linha férrea da rua Viúva Cláudio, ao lado da favela do Jacarezinho, zona norte da cidade, na manhã desta sexta-feira (18). O Corpo de Bombeiros foi acionado e, às 6h30, as pessoas eram resgatadas de bote. Os militares tentaram tirar os passageiros com a ajuda de uma escada, colocada entre o ônibus e a passagem de pedestres, sobre o alagamento, mas depois decidiram mudar de estratégia e usar o bote.
Não foi por falta de aviso que o coletivo enguiçou no enorme bolsão d'água. Há uma placa na avenida Dom Hélder Câmara, que faz esquina com a via, avisando que é preciso evitar aquele trecho em dias de chuva.
Estações de trem são inundadas
Pelo menos duas estações de trem na zona norte estavam fechadas às 6h30, na manhã desta sexta-feira, devido à inundação de seus acessos subterrâneos. Os passageiros das estações Penha Circular e Olaria eram orientados a procurar outros pontos de embarque, já que não conseguiam entrar.
Nas primeiras horas da manhã desta sexta, na zona norte, ainda era possível ver os estragos causados pelo temporal. As ruas estavam tomadas de lixo e lama. Um exemplo é a rua Haddock Lobo, uma das mais movimentadas da Tijuca. Na rua Clarimundo de Melo, no Encantado, ainda havia pontos de alagamento.
Município chegou a estágio de alerta
Às 22h55 de quinta-feira, o Centro de Operações da Prefeitura do Rio colocou a bacia da Baía de Guanabara em estágio de alerta. A região compreende o centro do Rio, zona norte, Ilha do Governador e subúrbios da central e da Leopoldina. A cidade voltou ao estágio de atenção a 0h55 desta sexta.
A previsão para as próximas 24 horas é de variação de nebulosidade, com pancadas de chuva no período da tarde e da noite e chuva fraca, isolada, na madrugada de sábado (19). As temperaturas devem ficar estáveis. A máxima prevista é de 34°C. Já a mínima deve ser de 20°C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário