sábado, 30 de novembro de 2013

MESQUITA FAZ TREINAMENTO DE EVACUAÇÃO EM ESCOLAS

A prefeitura de Mesquita realizou na manhã de ontem (29), um treinamento de evacuação em quatro escolas da cidade. Para o treinamento, foram escolhidas as escolas municipais Deoclécio Dias Machado Filho, no Cosmorama, Governador Roberto Silveira, em Edson Passos, e Ernesto Che Guevara, na Chatuba, e na escola estadual Vila Bela, no Banco de Areia.
As ações fazem parte das comemorações pelo Dia Estadual de Prevenção de Desastres e mobilizaram, em cada unidade, seis membros da Defesa Civil municipal. A ideia foi instruir profissionais e alunos a como se comportarem em caso de emergência no local. O treinamento começou pontualmente às 10 horas em todas as unidades e começou com a sirene de emergência soando. Organizadamente, professores e alunos começaram a sair de suas salas e se dirigiram para os locais abertos combinados. “Essa é a primeira vez que planejamos esse tipo de ação, então servirá para sabermos como o pessoal vai se comportar em uma simulação de incêndio”, avaliou o secretário de Defesa Civil, Marco Antônio Benites Mol.
A intenção, a partir de 2014, é fazer com que pelo menos uma unidade de educação do município passe pela simulação em cada mês. Mas esse número pode aumentar. E há também o intuito de praticar esse tipo de treinamento em todos os prédios públicos de Mesquita. “É importante que a gente se previna para evitar que, em um momento de emergência, o pânico e a inexperiência possam prejudicar qualquer pessoa”, explica Benites.
>> Operação Tapa Buraco prossegue no Centro - A Operação Tapa Buraco, um dos pontos de partida para a intensificação das obras no Centro de Mesquita, prosseguiu ontem na Rua José Montes Paixão. O objetivo da prefeitura, por intermédio da secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) é realizar uma série de melhorias no Centro, começando pelo recapeamento asfáltico das ruas de maior circulação de veículos.
“Estamos com dois caminhões com mais de 33 toneladas de asfalto e hoje vamos concluir esse trecho em frete aos bancos até a Rua Heitor da Costa Val, antiga Ciência”, explicou o responsável pela operação Flávio Luiz Carnaval. Para controlar o tráfego de veículos foram necessários sete agentes da secretaria de Transportes e Trânsito (Setrans). Além da José Montes Paixão, trechos das ruas Mister Watkins e Avenida União precisaram ser fechados.
Comerciantes e moradores aprovaram a iniciativa. “Causa alguns transtornos, mas é necessário. Recentemente reformei a frente da minha loja, fiz uma calçada nova e esse asfalto está chegando como um presente”, comemorou o empresário Ricardo Mahomed, 53 anos, que tem uma loja no Centro. O objetivo da operação é tapar os buracos de toda via, que vai do Centro até o bairro Edson Passos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário