quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

ENCHENTE ATINGE O RIO DE JANEIRO

Temporal atinge Subúrbio e Zona Norte do Rio e causa alagamento

Estrada da Água Grande, em Irajá, foi fechada por bolsão d'água.
Bombeiros fazem resgate de passageiros em ônibus em Brás de Pina

Ruas ficaram alagadas no Subúrbio do Rio nesta quarta-feira (19) (Foto: Rafael Pereira Mattos/ Arquivo pessoal)Carros debaixo d'água em Cordovil  (Foto: Rafael Pereira Mattos/ Arquivo pessoal)
O Subúrbio e a Zona Norte do Rio sofreram com o temporal que atingiu vários bairros no fim da tarde desta quarta-feira (19). A chuva forte causou bolsão d'água e fechou a Estrada da Água Grande, em Irajá, na altura da Avenida Brás de Pina. Em Cordovil, a tempestade deixou ruas debaixo d'água e carros ficaram submersos. Bombeiros recorreram a um barco para resgatar passageiros presos em ônibus em Brás de Pina.
Devido à forte chuva, algumas sirenes foram acionadas pela Defesa Civil Municipal, de acordo com o Centro de Operações. Os alertas foram dados em Guaíba/Vila Periqui, em Brás de Pina; Sereno, em Madureira; Jardim do Carmo, em Vila Cosmos; Nova Maracá, em Tomas Coelho; e Cariri 1, em Campinho.
Resgate em ônibus
No fim desta tarde, bombeiros do quartel da Penha, na Zona Norte, foram acionados por conta das ruas alagadas nas imediações da Estrada do Quitungo, em Brás de Pina, no Subúrbio. No local, passageiros de um ônibus enguiçado pediam ajuda no teto do veículo, por volta das 18h20. O resgate foi feito com auxílio de barco. Pouco antes da chegada dos bombeiros, um dos passageiros chegou a utilizar uma prancha de surf como apoio para deixar o veículo.
De acordo com os bombeiros, ninguém ficou ferido. A Estrada do Quitungo, tomada pelo alagamento, seguia fechada por volta das 18h40.
Barco do Corpo de Bomeiros socorre os passageiros de um ônibus enguiçado na Estrada do Quitungo, em Brás de Pina, no Subúrbio (Foto: Reprodução/TV Globo)Barco do Corpo de Bombeiros socorre os passageiros de um ônibus enguiçado na Estrada do Quitungo, em Brás de Pina, no Subúrbio (Foto: Reprodução/TV Globo)
A tempestade deu um nó no trânsito da região. A Avenida Vicente de Carvalho tinha tráfego com lentidão na altura da Avenida Brás de Pìna por conta de bolsões d’água por volta das 18h30. No mesmo horário, o Centro de Operações registrava ponto de alagamento na  Avenida Brasil, na altura da Rua Nair, na Penha, na pista sentido Centro. O cruzamento entre a Estrada do Barro e a Avenida Pastor Martin Luther King Júnior, em Colégio, também tinha grande acúmulo de água.
Outros pontos de alagamento da cidade no fim da tarde eram Praça do Carmo e Avenida Vicente de Carvalho, altura da Avenia Brás de Pina, na Penha; e Avenida Meriti, no trecho próximo à Estrada da Água Grande, em Irajá.
Estágio de atenção
Zona Norte, Subúrbio e Centro entraram em estágio de atenção às 15h40, de acordo com o Centro de Operações Rio. Pouco antes, o teleférico do Conjunto de Favelas do Alemão parou de funcionar às 15h20 devido à incidência de raios, segundo a Supervia.
Morador da Penha se arrisca em enchente na Penha (Foto: Reprodução / TV Globo)Morador da Penha se arrisca em enchente na Penha (Foto: Reprodução / TV Globo)
O Rio Sarapui, em Nilópolis, na Baixada Fluminense, entrou em estágio de alerta por volta das 18h de acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
Ponte Rio-Niterói
A CCR Ponte informou que o trânsito era lento em toda a extensão da Ponte-Rio Niterói, no sentido Niterói, por volta das 17h30. O motorista que segue em direção ao Rio enfrenta retenções a partir da grande curva.
Barco do Corpo de Bombeiros se aproxima de um ônibus enguiçado na Estrada do Quitungo, em Brás de Pina, no Subúrbio. Passageiros pediram socorro no teto do veículo (Foto: Reprodução/TV Globo)Barco do Corpo de Bombeiros se aproxima de um ônibus enguiçado na Estrada do Quitungo, em Brás de Pina, no Subúrbio. Passageiros pediram socorro no teto do veículo

Nenhum comentário:

Postar um comentário