O governo de Santa Catarina decretou situação de emergência em São Francisco do Sul. Bombeiros tentam controlar um incêndio num depósito de fertilizantes que começou nesta terça (24) à noite. Dez mil toneladas do produto estavam no local. A fumaça encobriu várias partes da cidade.
Os bombeiros disseram na tarde desta quarta-feira que a nuvem é moderadamente perigosa e que os moradores devem evitar o contato direto com a fumaça. Ela pode provocar náusea e irritação. Nesta manhã, 130 pessoas procuraram o hospital e 20 permanecem internadas. Nenhum caso é considerado grave. O depósito de fertilizantes fica na região do porto de São Francisco do Sul, no litoral norte de Santa Catarina.
A meteorologista Josélia Pegorim, do Clima Tempo, destacou que há um ciclone extratopical ao longo da costa Sul-Sudeste do Brasil, que está provocando ventos fortes na direção Sudoeste-Sul. “Essa direção de ventos é favorável a levar a fumaça em direção ao litoral do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. A previsão é que essa direção de ventos permaneça por pelo menos 24 horas. Como há ventos de até forte intensidade, a fumaça se dispersa, um pouco. A fumaça ode chegar a essas regiões, mas não com a concentração que está em Santa Catarina”, explica a meteorologista.
Josélia lembrou ainda do perigo ambiental que o componente de nitrato de amônio presente na fumaça, que é muito solúvel em água, representa. Na área de Santa Catarina, já não deve chover mais, mas podem ocorrer algumas pancadas de chuva em vários pontos sobre o mar e nas praias dos outros estados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário