segunda-feira, 23 de setembro de 2013

CHUVAS, NEVE E TORNADO NO BRASIL

Neve muda a paisagem em São José dos Ausentes, RS (Foto: Caetanno Freitas/G1)Neve mudou paisagem em São José dos Ausentes
em duas oportunidades neste inverno
(Foto: Caetanno Freitas/G1)
A neve pode atingir novamente o Rio Grande do Sul nesta semana, em plena primavera. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno poderá ocorrer a partir desta terça-feira (24) na Serra e nos Campos de Cima da Serra, principalmente nos municípios de São José dos Ausentes, Cambará do Sul e Bom Jesus. A neve já atingiu o estado em duas oportunidades no inverno deste ano.
De acordo com o Inmet, a frente fria deve se intensificar ainda mais na quarta-feira (25), quando a formação de um ciclone extratropical aumenta a chance de neve em solo gaúcho e também na Serra de Santa Catarina. A massa de ar polar que se desloca sobre a costa da Argentina será a responsável pela queda acentudada nas temperaturas na região Sul do país.
A previsão para esta terça-feira é de tempo instável na maioria das regiões gaúchas. As mínimas caem para 3°C, especialmente na Campanha e na Serra. Chove na Região Metropolitana de Porto Alegre, no Centro, no Sul e também na Serra. O acumulado de chuva deve ser maior no litoral, onde há risco de temporal. As máximas devem ficar abaixo dos 20°C.
Em Porto Alegre, a terça-feira deve amanhecer com 9°C. Em Pelotas, deve fazer 8°C ao amanhecer. Já em Caxias do Sul e Santa Maria, as temperaturas mínimas variam entre 7° e 5° nas primeiras horas da manhã.
O tempo segue instável e o frio se intensifica na quarta-feira e as mínimas devem ficar perto de 0°C nas regiões mais altas do estado e abaixo dos 5°C na maioria das regiões. O tempo segue instável e a previsão de chuva segue. Já na quinta-feira (26), a tendência é de tempo seco.
A primavera, que começou neste sábado, se estende até o dia 21 de dezembro, quando dará lugar ao verão. O começo da estação, entre setembro e outubro, deve ser chuvoso e com temperaturas mais baixas, segundo os meteorologistas. No dia 20 de outubro se inicia o horário de verão e, em novembro, a previsão é de que as chuvas diminuam. Em dezembro as temperaturas ficarão mais altas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário