quarta-feira, 24 de abril de 2013

TERREMOTO MATA 7 NO AFEGANISTÃO

Terremoto deixa ao menos 7 mortos e dezenas de feridos no Afeganistão
Cabul, 24 abr (EFE).- Pelo menos sete pessoas morreram e dezenas ficaram feridas nesta quarta-feira no Afeganistão por causa de um terremoto de 5,6 graus na escala Richter, o qual sacudiu o leste do país e causou o desabamento de inúmeros prédios.
Segundo o Instituto Geológico dos EUA (USGS), o terremoto teve seu epicentro situado a poucos quilômetros de Mehtarlam, a capital da província afegã de Laghmán.
O porta-voz do governador da província oriental de Nangarhar, Ahmad Zía Abduzai, afirmou à Agência Efe que seis pessoas morreram e 75 ficaram feridas devido aos estragos causados pelo tremor, que, por sinal, foi sentido em quatro distritos da região.
De acordo com a fonte, as forças de segurança afegãs já iniciaram os trabalhos de resgate e, neste momento, buscam possíveis sobreviventes e vítimas entre os escombros das casas que foram destruídas.
O terremoto também causou muitos estragos na próxima província de Kunar, onde um homem morreu e mais sete pessoas ficaram feridas, explicou à Agência Efe o governador regional, Wasifulá Wasifi.
'De acordo com nosso relatório inicial, 500 casas foram destruídas em vários distritos da província e tememos que haja mais vítimas entre os escombros', acrescentou a fonte.
O arco oriental do Afeganistão está cercado pela cordilheira Hindukush, uma das mais elevadas do mundo. Devido à confluência de grandes placas tectônicas, inúmeros tremores de terra são registrados nesta região.
Os terremotos e outras catástrofes naturais costumam a causar graves danos em solo afegão devido ao precário estado das infraestruturas de um país com os índices de desenvolvimento mais baixos do mundo. EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário