sexta-feira, 29 de março de 2013

A CAMINHO DA GUERRA


A Rússia advertiu nesta sexta-feira (29) para "ações unilaterais" que possam "causar uma perda de controle da situação" na Coreia do Norte, onde o regime prepara mísseis para atacar eventualmente os Estados Unidos.
"Podemos perder o controle da situação, está entrando na espiral de um círculo vicioso", declarou o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, em uma entrevista coletiva à imprensa.
"Estamos preocupados com o fato de que sejam tomadas ações unilaterais, que consistam em intensificar as atividades militares em relação à Coreia do Norte, paralelamente à reação apropriada do Conselho de Segurança da ONU e à reação coletiva da comunidade internacional", acrescentou.
A Rússia pede que todos os países "evitem exibir sua força militar e não utilizem a situação atual para alcançar os objetivos geopolíticos na região por meios militares", acrescentou.
Mobilização
O líder norte-coreano, Kim Jong-un, ordenou nesta sexta-feira (29) o início dos preparativos para atacar com mísseis o território dos Estados Unidos e suas bases no Pacífico e na Coreia do Sul, indicou o órgão oficial do regime norte-coreano, a agência KCNA.
A ordem foi emitida durante uma reunião de emergência noturna com os líderes de alto escalão do Exército, indicou a KCNA, e é uma resposta direta às manobras conjuntas dos Estados Unidos e da Coreia do Sul na península com bombardeiros furtivos americanos B-2, capazes de transportar armas nucleares.
Na quinta-feira, em um contexto de escalada de tensões entre as duas Coreias, dois bombardeiros furtivos B-2 sobrevoaram a Coreia do Sul, uma maneira de os Estados Unidos ressaltarem sua aliança militar com Seul em caso de agressão do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário