Confira a cronologia dos ataques em Santa Catarina
Foram registradas ações entre 30 de janeiro e a manhã de 2 de fevereiro.
Ônibus, carros e bases da polícia foram incendiados em diversas cidades
Desde a noite de quarta-feira (30), Santa Catarina registra ataques a ônibus, bases da Polícia Militar e Polícia Civil e veículos particulares, em pelo menos seis cidades. Até as 6h15 deste sábado (2), 27 ataques foram registrados em dez cidades catarinenses. As polícias Civil e Militar prenderam 22 suspeitos de envolvimento nos atentados.
De acordo com o Secretário de Segurança, César Grubba, os novos ataques, ocorridos desde quarta-feira (30) em diversas regiões do estado, partiram de ordens da mesma facção criminosa que promoveu os ataques em novembro de 2012. O motivo estaria relacionado à transferência de presos e o combate ao tráfico de drogas. O Serviço de Inteligência já havia feito um alerta à Secretaria de Segurança Pública sobre a possibilidade de novos ataques. Veja abaixo a cronologia das ações criminosas.
30 de janeiro
Na primeira noite dos ataques em Santa Catarina, a Polícia Militar registrou uma ocorrência. Segundo a polícia, por volta das 22h, em Balneário Camboriú, dois homens mascarados renderam o motorista do ônibus, que estava no ponto final e o levaram para uma construção próxima ao local onde o veículo estava estacionado. Os suspeitos jogaram um coquetel molotov com uma garrafa de cerveja e fugiram, mas moradores conseguiram controlar as chamas.
31 de janeiro
Ônibus incendiado em Gaspar
(Foto: Jaime Batista da Silva/Divulgação)
No segundo dia foram registrados seis atentados. Em Itajaí, uma viatura da Coordenadoria de Trânsito (Codetran) foi parcialmente incendiada na madrugada. Entre 2h30 e 3h30, dois ônibus foram atacados em Gaspar, no Vale do Itajaí. Já na noite de quinta, um ônibus foi incendiado no bairro João Paulo, em Florianópolis. Um micro-ônibus da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) foi parcialmente queimado em Palhoça. Também na noite de quinta, por volta das 22h50, uma granada caseira foi arremessada contra a delegacia do Bairro Monte Alegre, em Camboriú, mas o objeto que não chegou a explodir.(Foto: Jaime Batista da Silva/Divulgação)
1º de fevereiro
Ônibus foi incendiado no bairro Ingleses
Foto: Alex Benicio/Divulgação)
Até as 23h41 desta sexta-feira, a Polícia Militar registrou ataques em diferentes cidades. Por volta da 0h30, mais dois ônibus foram incendiados no Norte da Ilha. Foi ateado fogo em veículos de transporte coletivo na rua Dário Manoel Cardoso, no bairro Ingleses, e outro na rodovia SC-401. Uma base da Polícia Militar foi atacada na Praia Brava e outra bairro Canasvieiras. A PM também confirma outros dois atentados em Florianópolis, por volta das 5h: uma lixeira foi incendiada no bairro Capoeiras e foi ateado fogo em uma pilha de pneus e roupas embaixo de um viaduto do bairro Chico Mendes. Por volta das 14h, policiais militares da Base da Polícia Militar na Praia Brava, perceberam que havia um coquetel molotov queimado dentro do pátio. Foram verificados pequenos danos na parede. Às 21h10 um caminhão guincho foi incendiado em Itajaí. Por volta das 21h, foi ateado fogo em um ônibus do transporte coletivo de Joinville, no Norte. Cerca de 20 minutos depois, outro ônibus foi incendiado e ficou parcialmente destruído em Joinville. No mesmo horário, às 21h20, um ônibus foi incendiado em Criciúma, no Sul do estado. Às 23h outro ônibus foi parcialmente incendiado no bairro Comasa, em Joinville.Foto: Alex Benicio/Divulgação)
2 de fevereiro
Cinco ônibus foram incendiados em Joinville, entre a
noite de sexta (1) e a madrugada de sábado (2)
(Foto: Pena Filho/Agência RBS)
Já na madrugada deste sábado (2), um veículo foi incendiado em Camboriú, por volta da 0h. A polícia informou que o veículo tinha registro de furto e ficou completamente destruído. No mesmo horário, foi ateado fogo em outro ônibus de Joinville, no Bairro Jardim Paraíso. O veículo estava estacionado. Também por volta da 0h, em Laguna, foram efetuados quatro disparos contra o presídio do município. As câmeras de vigilância externa serão analisadas pela polícia. Logo após, dois tiros atingiram a Delegacia de Polícia de Joinville, por volta das 0h15. De acordo com a PM, não havia ninguém na delegacia e os disparos atingiram a parede. Cerca de uma hora depois, às 1h54, ocorreu nova tentiva de incêndio a um caminhão, em Joinville. O dono do veículo conseguiu controlar o fogo com o apoio de moradores da região. Às 2h03, na Divisa entre Pomerode e Jaraguá do Sul, ocorreu um incêndio a ônibus, que ficou totalmente destruído. Cerca de 40 minutos depois, houve disparos de arma de fogo contra a Prefeitura Municipal de Itajaí, que fica no Centro do município. Às 6h15, novo taque no Norte: em Joinville, um ônibus foi incendiado por quatro homens armados, no bairro Ulisses Guimarães. Às 18h, um veículo do transporte coletivo de Criciúma foi incendiado por quatro homens armados. Eles renderam motorista e cobrador, mandaram os cerca de 20 passageiros descerem e atearam fogo no ônibus.
noite de sexta (1) e a madrugada de sábado (2)
(Foto: Pena Filho/Agência RBS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário