quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Morre o fundador do Colégio São José em Petrópolis, RJ

Morre o fundador do Colégio São José em Petrópolis, RJ

Mário Mesquita faleceu aos 84 anos por falência multipla dos órgãos.
Colégio São José é um dos mais tradicionais da cidade.

Professor Mário Mesquita de Almeida (Foto: Divulgação)Professor Mário Mesquita de Almeida (Foto: Divulgação)
Morreu no final da tarde desta quarta-feira (30), o diretor geral do Colégio São José, de Petrópolis, Região Serrana do Rio. O professor Mário Mesquita de Almeida, 84 anos. Mário encontrava-se internado há cerca de 30 dias com quadro de insuficiência renal, e teve falência múltipla de órgãos.
O Colégio São José é uma das mais tradicionais instituições de ensino da cidade serrana e por ele já passaram nomes de artistas e políticos famosos, como o ator, comediante, escritor e roteirista, Jô Soares. O colégio também é conhecido pelo trabalho musical do Coral das Princesas Cantoras de Petrópolis, que já fizeram apresentações em várias cidades do país e gravaram músicas com dezenas de artistas brasileiros.
Nascido em 13 de março de 1928, em Portugal, e naturalizado brasileiro em 1959, Mesquita deixa quatro filhos - João, Mário Alexandre, Fernando e Nina – e netos, todos envolvidos na administração da instituição de ensino.
O professor era formado em Letras e Filologia Clássica , tendo cursado, ainda, Psicologia e Orientação Escolar, o que o levou a se tornar pioneiro da educação em Petrópolis. Devido a sua vasta formação acadêmica, ele atuou em inúmeras instituições de ensino como o Instituto River e o Colégio Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, além do Instituto Carlos Alberto Werneck e Colégio Santa Isabel, em Petrópolis. Mário também era professor aposentado do Colégio Estadual D. Pedro II, no qual compôs o corpo docente por 34 anos ministrando aulas de Português, Latim, Literaturas Portuguesa e Brasileira e Filologia Clássica.
Sete anos após sua chegada ao Brasil, Mário Mesquita fundou, em Petrópolis, os cursinhos pré-vestibulares para Direito, Filosofia e Letras. Com vários feitos pela educação do Brasil e da cidade, o professor Mário Mesquita orgulhava-se de também participar da Baneficência Portuguesa, Elos Clube e Casa de Portugal, como membro do conselho, por cerca de duas décadas, além de participar de clubes de serviços, da Academia Petropolitana de Educação e de ser um dos fundadores do Sindicato dos Professores no país.
O Colégio São José
Em 1961, o professor comprou o Colégio São José, que, na época, tinha sede na Avenida Koeler, no atual prédio da Prefeitura. A partir de sua gestão, o colégio passou a ter uma nova dinâmica e se tornou uma das instituições de ensino mais conceituadas e tradicionais do Município até os dias de hoje.
No final da década de 60, o prédio não tinha capacidade para abrigar mais de oitocentos alunos. Foi quando o professor Mário Mesquita comprou o casarão da Rua Montecaseros nº 240, pertencente aos herdeiros de Oswaldo Cruz, o grande médico sanitarista brasileiro e também o primeiro Prefeito de Petrópolis. E em três de agosto de 1961, as novas instalações foram inauguradas.
Último homenagens
O corpo do educador será velado no Salão Nobre da Câmara Municipal de Petrópolis, a partir das 6 horas da manhã desta quinta-feira (31), e o sepultamento será às 11 horas, no Cemitério Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário