sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

CHUVAS PROVOCA INUNDAÇÃO NO RJ

Passageiros de ônibus são resgatados de bote pelos bombeiros em rua alagada

Chuva forte provocou inundações; zona norte foi a área mais afetada
ônibus
Passageiros foram resgatados de bote pelos bombeiros
  Após a forte chuva que atingiu o Rio de Janeiro na noite de quinta-feira (17), passageiros de um ônibus ficaram presos em um alagamento na rua Viúva Cláudio, na favela do Jacarezinho, na zona norte da cidade, na manhã desta sexta-feira (18). O local é uma passagem embaixo da linha do trem.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e, às 6h30, as pessoas eram resgatadas de bote. Os militares tentaram tirar os passageiros com a ajuda de uma escada, colocada entre o ônibus e a passagem de pedestres, sobre o alagamento, mas os bombeiros decidiram mudar de estratégia e usar a embarcação.
Não foi por falta de aviso que o coletivo acabou enguiçado no enorme bolsão d'água. Há uma placa na avenida Dom Hélder Câmara, que dá acesso à via, avisando que é preciso evitar aquele trecho em dia de chuva.
Estações de trem inundadas
Também por causa da chuva, duas estações de trem na zona norte da cidade estavam fechadas às 6h30 na manhã desta sexta-feira, devido à inundação de seus acessos subterrâneos. Os passageiros das estações Penha Circular e e Olaria eram orientados a procurar outros terminais de trem, já que não conseguiam entrar, por cauda da água e da lama.
Nas primeiras horas da manhã desta sexta, na zona norte,  ainda era possível ver os estragos causados pelo temporal. As ruas estavam tomadas de lixo. Esse era o caso da rua Haddock Lobo, uma das mais movimentadas da Tijuca. Na rua Clarimundo de Melo, no Encantado, ainda havia pontos de alagamento.
Durante a madrugada, houve registro de inundações em Madureira, na rua Conselheiro Galvão, e na avenida Brasil, na altura da Penha. Quem tentava chegar em casa levou mais de duas horas preso no trânsito. Em Benfica, a rua Prefeito Olímpio de Melo ficou tomada de sujeira e lama. Algumas lojas ficaram alagadas.
Por causa do temporal, a Defesa Civil do Município acionou as sirenes das comunidades: Gauiba e Pequiri, em Brás de Pina, e Parque Nova Maracá, em Tomás Coelho.
Estágio de Atenção
Às 22h55, o Centro de Operações da Prefeitura do Rio colocou a bacia da Baía de Guanabara em estágio de alerta. Essa região compreende o centro do Rio, a zona norte, a Ilha do Governador e subúrbios da central e da Leopoldina. A cidade voltou ao estágio de atenção à 0h55 desta sexta-feira, e assim permanecia às 6h30.
Segundo a previsão do tempo divulgada pelo Centro de Operações da Prefeitura do Rio, no decorrer do dia, a atuação de uma zona de convergência de umidade no norte do Estado favorece a manutenção da condição de tempo instável na capital fluminense.
Com isso, a previsão para as próximas 24 horas é de variação de nebulosidade, com pancadas de chuva no período da tarde e da noite e chuva fraca, isolada, na madrugada de sábado (19). As temperaturas devem ficar estáveis. A  máxima prevista é de 34°C. Já a mínima deve ser de 20°C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário