quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Tornado na Itália deixa 20 feridos e um desaparecido

Tornado na Itália deixa 20 feridos e um desaparecido
Um violento tornado varreu nesta quarta-feira a cidade de Taranto, no sul da Itália, ferindo vinte pessoas e causando o desaparecimento de uma na siderúrgica Ilva, onde trabalhadores protestam contra o fechamento, na segunda-feira, da maior empresa do setor na Europa.
A inclemência do clima provocou inundações também no centro e no norte da península, sobretudo na região da Toscana.
O tornado que castigou Tarando veio do mar, se formou pela manhã e atingiu os depósitos da siderúrgica e os cabos de alta tensão da fábrica, provocando cortes de luz e o desmoronamento de uma chaminé.
Segundo a direção da empresa, 20 funcionários ficaram levemente feridos e estão na enfermaria, enquanto dois foram levados ao hospital local.
Um empregado que estava sobre uma grua está desaparecido depois que o forte vento causou a queda da máquina no mar. Equipes de mergulhadores estão à sua procura.
'Depois do tornado foram ouvidas explosões dentro da fábrica. A direção informou que a situação está sob controle', informou à AFP Lino Ursi, porta-voz da prefeitura de Taranto.
Segundo Fabiano Amati, diretor local da defesa civil, seis crianças que estavam em uma escola de um bairro próximo à siderúrgica ficaram feridas após a tormenta.
A TV pública exibiu imagens de estruturas totalmente destruídas pela força do vento e vários automóveis danificados.
A Toscana, região castigada há quinze dias por uma onda de inundações que mataram quatro pessoas, foi novamente afetada por fortes chuvas, em particular a capital, Florença.
Na região de Grosseto, 19 estradas foram bloqueadas por deslizamentos e inundações, informaram as autoridades locais.
Sete regiões permanecem em alerta pelo mau tempo, principalmente no nordeste, onde se teme a cheia de vários rios.
Em Veneza, a previsão é que o fenômeno da 'água alta', causado pelo aumento das marés, se repita, como aconteceu em 11 de novembro, quando alcançou os 150 centímetros de altura sobre o nível do mar, uma elevação importante.
Na ilha de Capri (sul), no Golfo de Nápoles, o sistema de transporte por ferry teve que ser suspenso devido ao forte vento e às altas ondas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário