sábado, 24 de novembro de 2012

Paciente morre após 42 anos em coma nos Estados Unidos

Paciente morre após 42 anos
em coma nos Estados Unidos

Edwarda entrou em coma em janeiro de 1970, quando tinha 16 anos.
A mãe, que era a principal cuidadora da paciente, morreu em 2008

Paciente há mais tempo em coma no mundo, Edwarda O'Bara morreu na quarta-feira (21) aos 59 anos em Miami, nos Estados Unidos. Segundo o jornal "Mail Online”, ele permaneceu neste estado durante 42 anos.
Aos 16 anos, Edwarda de repente ficou doente e entrou em coma por causa da diabetes. De acordo com a família, no dia 3 de janeiro de 1970 ela acordou tremendo e com muita dor, porque a forma oral da insulina que ela tomava não estava alcançando o seu fluxo sanguíneo.
Ainda de acordo com o jornal, antes de entrar em coma, Edwarda pediu que a mãe, Kaye O'Bara, prometesse que não iria deixá-la.
A mãe, que morreu em março de 2008, cumpriu a promesa e nunca perdeu a esperança de que a filha um dia acordasse do coma. Após a morte da mãe, a irmã de Edwarda deixou o emprego para se tornar a sua principal cuidadora.
O pai da paciente, Joe, morreu em 1977 de ataque cardíaco. Acredita-se que o ataque tenha sido provocado pela tensão de cuidar da filha doente.
Como parte do cuidado, a irmã virava o corpo de Edwarda a cada duas horas para evitar  feridas e injetava insulina periodicamente. Ela ainda trançava o cabelo e falava constantemente com a irmã. A comida era dada através de um tubo de alimentação.
Na quarta-feira, porém, a irmã percebeu algo diferente. "Eu notei o seu olhar diretamente para mim e me deu o maior sorriso que eu já tinha visto", disse. "Ela, então, fechou os olhos e juntou-se à minha mãe no céu".

Edwarda O'Bara, paciente que ficou em coma durante 42 anos (Foto: Reprodução/Facebook)Edwarda O'Bara, paciente que ficou em coma durante 42 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário