segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Rio tem cinco incêndios em apenas quatro horas.

Rio tem cinco incêndios em apenas quatro horas e um deles causa a morte de uma criança, em Campo Grande.

Corpo de Bombeiros dá dicas para prevenir acidentes em residências e empresas.

A segunda-feira (27) foi marcada por vários incêndios no Rio de Janeiro: cinco em apenas quatro horas. Em um deles, uma criança morreu, após a sala da casa dela pegar fogo em Campo Grande, zona oeste da cidade. O Corpo de Bombeiros divulgou dicas para prevenir acidentes com fogo em residências ou no local de trabalho.
A menina, de aproximadamente um ano e meio, sofreu queimaduras de segundo grau em 40% do corpo e teve uma parada respiratória. A causa do incêndio ainda não foi divulgada, mas vizinhos comentaram que curto-circuito em um ventilador de teto teria iniciado as chamas. A informação não foi confirmada pelos bombeiros.

Logo cedo, por volta das 6h30, uma loja de borracha pegou fogo em São Cristóvão, na zona norte. Em Vila Kosmos, bombeiros controlaram um incêndio na Escola Municipal Maestro Pixinguinha. Na Baixada Fluminense, as chamas atingiram um prédio da empresa de telefonia Oi, em Nilópolis, e prejudicaram o serviço de telefone móvel, fixo, banda larga e transmissão de dados de clientes da região. Nestes três incidentes, ninguém ficou ferido.

Assista ao vídeo:
Por volta das 11h, bombeiros do quartel do Humaitá foram acionados para combater um incêndio na vegetação no alto do Morro Dona Marta, em Botafogo, zona sul. As chamas foram controladas e não ameaçaram casas da comunidade.

Apesar da alta temperatura no Rio, o capitão Fábio Taranto, do Corpo de Bombeiros, não atribui o tempo quente e seco a estes incêndios. Segundo ele, o calor não está diretamente ligado a acidentes domésticos. Ele alerta para a manutenção do sistema elétrico dos imóveis.

- É importante observar se tem algum fio desencapado, se tem muitos fios ligados a uma mesma tomada, não sair de casa e deixar ar-condicionado e ventiladores ligados e, em caso de viagem, desligar a chave geral de eletricidade.

O capitão Taranto também chama a atenção para velas acesas e panelas esquecidas no fogo.

- A população deve evitar se expor ao risco, como dormir com velas acesas e não esquecer panelas no fogão. E o ferro de passar roupas, que é um grande vilão, deve ser ligado diretamente na tomada.

Ele dá dicas de como proceder em caso de incêndio:

- Diante de uma pequena chama, é preciso avaliar de onde vem a fumaça. Caso haja um problema elétrico, acione um eletricista. Em caso de incêndio, é importante manter a tranquilidade, não voltar para o local para buscar pertences e tentar escapar da fumaça, pois ela é a grande vilã nos incêndios. É importante procurar locais mais baixos, se possível se rastejar e, em caso de curto-circuito em aparelhos eletrônicos, não usar extintor de água, pois pode aumentar as chamas. Em caso de grandes proporções, ligue imediatamente para o nosso número, o 193.

Nenhum comentário:

Postar um comentário