sábado, 30 de novembro de 2013

ENXURRADA DEIXA 1 DESAPARECIDO EM DISTRITO FEDERAL

Córrego onde bombeiros do Distrito Federal fazem buscas por jovem que desapareceu arrastado por enxurrada nesta quinta-feira (28) (Foto: TV Globo/reprodução)Córrego onde bombeiros do Distrito Federal fazem
buscas por jovem que desapareceu arrastado por
enxurrada (Foto: TV Globo/reprodução)
Devido ao mau tempo, o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal suspendeu neste sábado (20) as buscas por um garoto de 15 anos que foi arrastado por uma enxurrada para uma galeria de água pluvial no parque Três Meninas, em Samambaia. A procura será retomada às 6h de domingo (1º).
O adolescente João Lucas estava em companhia de outros quatro amigos no canal de escoamento de água quando foram surpreendidos pela enxurrada. Os cinco foram levados pela correnteza – um garoto de 16 anos morreu. O corpo dele, encontrado próximo ao Rio Melchior no mesmo dia, foi enterrado neste sábado.
Os outros três estudantes conseguiram escapar, entre eles um garoto de 15 anos que não sabia nadar.
Três helicópteros reforçaram as buscas neste sábado, segundo informações do Comando do Corpo de Bombeiros. As aeronaves sobrevoaram o Parque Três Meninas e acompanharam o leito do rio Melchior até o rio Descoberto.
Em terra, 40 bombeiros percorreram oito quilômetros e tiveram apoio de cães farejadores e mergulhadores. Os bombeiros estimam que, pelo tamanho e peso do garoto, João Lucas pode ter sido levado a cerca de 60 ou 70 quilômetros de distância do local onde desapareceu.
Outro caso
No fim do mês passado, um homem morreu depois de ser arrastado por uma enxurrada para uma galeria de águas pluviais também em Samambaia. O homem caiu na canaleta na quadra 608, nas proximidades dos conjuntos 9 e 10.
O corpo dele foi encontrado por uma equipe do Corpo de Bombeiros no Ribeirão Taguatinga, a quatro quilômetros do local de onde ele havia desaparecido

ENCHENTE EM PETRÓPOLIS, RJ

Rio Quitandinha transborda após meia hora de chuva (Foto: Jair Fragoso / Arquivo pessoal)Rio Quitandinha transborda após meia hora de
chuva (Foto: Jair Fragoso / Arquivo pessoal)
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil informa que a previsão para a noite e madrugada deste sábado (30) é de chuva constante com possibilidade de pancadas de chuva em Petrópolis, Região Serrana do Rio, por causa da formação de um canal de umidade na área. A Defesa Civil emitiu boletim alertando moradores de áreas de risco. A orientação é que fiquem atentos e busquem locais seguros para passar a noite, como casas de amigos e parentes e, até mesmo, os pontos de apoio. As chuvas fortes da tarde deste sábado não ocasionaram ocorrências com vítimas em Petrópolis.

Cinco sirenes foram acionadas: nas ruas Ó e Taquara, no Independência; ruas Adão Brand e Vital Brasil, no São Sebastião, e no bairro Siméria. A Defesa Civil segue operando em estado de alerta.
Foram registrados três deslizamentos até o momento. Uma casa na Rua Olavo Bilac, no Castelânea, foi atingida. Houve também deslizamentos na Rua Cacilda Becker, no Independência, e na Rua Campos, no Quitandinha, sem atingir imóveis.
O Rio Quitandinha, na altura da Rua Coronel Veiga, e o Rio Piabanha, no Bingen, transbordaram, mas já começaram a voltar ao normal. O maior índice pluviométrico registrado foi no Independência, onde choveu 76 milímetros em 24 horas.

Pequeno incêndio em distribuidora de combustível deixa 3 feridos em MS


Pequeno incêndio em distribuidora de combustível deixa 3 feridos em MS

Segundo os bombeiros, incêndio começou após vazamento em tubulação. Feridos foram levados para o Pronto-Socorro da Santa Casa.

ESPACAMENTO EM PRISÃO DEIXA 2 MORTOS NO AMOZONAS

Dois detentos da Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, em Manaus, morreram dentro da unidade prisional na noite deste sábado (Foto: Jamile Alves/G1 AM)Dois detentos da Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, em Manaus, morreram dentro da unidade prisional na noite deste sábado (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
Dois detentos da Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa morreram dentro da unidade prisional no início da noite deste sábado (30). De acordo com a polícia, os corpos apresentam lesões de espancamento no rosto. A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejus) afirmou que ainda vai divulgar nota oficial sobre o que teria acontecido na cadeia.
Os presos tinham 36 e 40 anos. Segundo a polícia, os rostos dos internos estavam desfigurados devido às lesões. A ocorrência foi atendida por policiais militares da 1ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom).
Procurada pela reportagem, a assessoria da Sejus informou que a pasta vai se pronunciar oficialmente sobre o assunto por meio de nota a ser enviada à imprensa. O diretor da unidade prisional também não quis dar informações sobre o caso. Do lado de fora da cadeia, advogados afirmaram ao G1 que pediram a transferência de alguns presos para evitar outras mortes.
Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) na noite deste sábado.

CHOVE FORTE NO RIO DE JANEIRO

Nuvens carregadas avançam pelo Rio de Janeiro e provocam chuva forte na região serrana. Segundo os dados da estação de Posse do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), foram acumulados entre 14:00 e 15:00 cerca de 44,2 mm de chuva, sendo que 36,4mm ocorreram em apenas 15 minutos.




na estação de Xerém – Mantiquira foram acumulados 16,2 mm entre as 15:15 e 15:30.

O Inea determina estado de atenção na Baixada Fluminense, na Região Serrana, Região Norte-Noroeste e em Macaé.

Bombardeio do Exército da Colômbia mata dois guerrilheiros das Farc

Bombardeio do Exército da Colômbia mata dois guerrilheiros das Farc

Conduzido também pela Força Aérea, ataque ocorreu no sul do país. Grupo guerrilheiro e governo colombiano mantêm negociações de paz

ELEIÇÃO DE 2014 NO BRASIL

Gráfico Datafolha (Foto: G1)
Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (30) pelo jornal “Folha de S.Paulo” indica que a presidente Dilma Rousseff teria 47% dos votos e venceria no primeiro turno caso a eleição fosse hoje e ela tivesse como adversários o senador Aécio Neves (PSDB) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).
Nesse cenário, Aécio teria 19% e Campos 11%. Votos em branco ou nulos seriam a opção de 16% e outros 7% responderam que não saberiam em quem votar.
Dilma cresceu 5 pontos na intenção de votos em comparação ao Datafolha divulgado em 11 outubro, que testou o mesmo cenário, com os mesmos candidatos.
O Datafolha entrevistou 4.557 pessoas em 194 municípios na quinta (28) e na sexta-feira (29), com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Dilma venceria no primeiro turno em 3 dos 5 cenários pesquisados (veja gráficos ao lado). Ela só teria de enfrentar uma segunda rodada caso a candidata do PSB seja Marina Silva.
No cenário em que Dilma concorre contra Marina e Aécio, ela teria 42% contra 41% da soma dos dois, um empate técnico. No mês passado, o resultado era 39% a 46%.
No caso de Dilma enfrentar Marina pelo PSB eJosé Serra pelo PSDB, a presidente teria 41% contra 43% da soma dos dois, também um empate técnico. No mês passado, o resultado era 37% a 48%.
2014
O cenário em que Dilma enfrenta Aécio e Campos é considerado o mais provável, mas as candidaturas só serão oficializadas pelos partidos no ano que vem.
A eleição de 2014 está marcada para 5 de outubro e, além de presidente, escolherá senadores, deputados federais, governadores e deputados estaduais.
Lula
A pesquisa também analisou a possibilidade da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais de 2014. Segundo o Datafolha, Lula venceria a eleição no primeiro turno com 52% a 56% dos votos, dependendo do cenário (veja os números ao final da reportagem).
Joaquim Barbosa
O instituto também simulou um primeiro turno entre Dilma Rousseff, Joaquim Barbosa, atual presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos(PSB).
Se as eleições fossem hoje, Dilma seria reeleita com 44% dos votos. Barbosa receberia 15%, Aécio, 14%, e Campos, 9%.
Em entrevistas, Barbosa vem afirmando que não será candidato em 2014. Caso decida se candidatar, tem até abril para se filiar a algum partido.
Veja os resultados obtidos:
Cenário A
28 e 29/11
- Dilma: 47%
- Aécio: 19%
- Campos: 11%
- Brancos/nulos: 16%
- Não sabe: 7%
Cenário B
28 e 29/11
- Dilma: 42%
- Marina: 26%
- Aécio: 15%
- Brancos/nulos: 11%
- Não sabe: 5%
Cenário C
28 e 29/11
- Dilma: 45%
- Serra: 22%
- Campos: 11%
- Brancos/nulos: 15%
- Não sabe: 7%

Cenário D
28 e 29/11
- Dilma: 41%
- Marina: 24%
- Serra: 19%
- Brancos/nulos: 10%
- Não sabe: 5%

Cenário E
28 e 29/11
- Rousseff: 44%
Joaquim Barbosa: 15%
- Aécio: 14%
- Campos: 9%
- Brancos/nulos: 13%
- Não sabe: 6%
Simulação do Datafolha com Lula como candidato do PT
Cenário F
28 e 29/11
- Lula: 56%
- Aécio: 16%
- Campos: 8%
- Brancos/nulos: 14%
- Não sabe: 6%

Cenário G
28 e 29/11
- Lula: 52%
- Marina: 20%
- Aécio: 13%
- Brancos/nulos: 9%
- Não sabe: 5%

Cenário H
28 e 29/11
- Lula: 56%
- Serra: 16%
- Campos: 9%
- Brancos/nulos: 13%
- Não sabe: 6%
Cenário I
28 e 29/11
- Lula: 52%
- Marina: 20%
- Serra: 14%
- Brancos/nulos: 9%
- Não sabe: 6%

SOBE PARA 25 O NUMERO DE FERIDOS NO INCÊNDIO DO MEMORIAL EM SP

Viaturas do Corpo de Bombeiro atravessaram a madrugada deste sábado. realizando o rescaldo do incêndio que atingiu o Memorial da América Latina, na zona oeste de São Paulo na tarde de sexta. Vinte e cinco membros da corporação tiveram que ser encaminhados para o Hospital das Clínicas por inalação de fumaça. No início da manhã de hoje, ao menos quatro continuavam internados, um em estado grave. 
O Memorial da América Latina, segundo a Prefeitura de São Paulo, não possuía alvará de funcionamento para o auditório Simón Bolívar, que foi atingido pelo incêndio. Segundo a Secretaria Municipal de Licenciamentos, o documento, que deve ser renovado anualmente, estava irregular desde 1993. Procurado pelo G1, o presidente do Memorial nega a informação de que o espaço funcionava sem a documentação exigida atualmente.
A localização do memorial na cidade de São paulo
A localização do memorial na cidade de São paulo
Em entrevista durante o dia, o major da Polícia Militar Mauro Lopes explicou que bombeiros ficaram feridos foram vitimados por um fenômeno chamado flashover. "Tivemos o flashover, que, por vezes dá para se prever, mas nesse caso não foi possível. Ele acontece quando você tem um ambiente pegando fogo, pouco oxigênio, calor e carga para se queimar, então a queima é lenta lá dentro. Quando você abre esse ambiente, há a entrada de mais oxigênio, então há o flashover", disse. Segundo ele, o fogo atingiu ao menos 50% do auditório.
A assessoria de imprensa do Memorial da América Latina informou que o fogo foi causado por um curto-circuito do Auditório Simón Bolívar. Grande parte do forro da plateia B do auditório teria sido comprometida. 

MESQUITA FAZ TREINAMENTO DE EVACUAÇÃO EM ESCOLAS

A prefeitura de Mesquita realizou na manhã de ontem (29), um treinamento de evacuação em quatro escolas da cidade. Para o treinamento, foram escolhidas as escolas municipais Deoclécio Dias Machado Filho, no Cosmorama, Governador Roberto Silveira, em Edson Passos, e Ernesto Che Guevara, na Chatuba, e na escola estadual Vila Bela, no Banco de Areia.
As ações fazem parte das comemorações pelo Dia Estadual de Prevenção de Desastres e mobilizaram, em cada unidade, seis membros da Defesa Civil municipal. A ideia foi instruir profissionais e alunos a como se comportarem em caso de emergência no local. O treinamento começou pontualmente às 10 horas em todas as unidades e começou com a sirene de emergência soando. Organizadamente, professores e alunos começaram a sair de suas salas e se dirigiram para os locais abertos combinados. “Essa é a primeira vez que planejamos esse tipo de ação, então servirá para sabermos como o pessoal vai se comportar em uma simulação de incêndio”, avaliou o secretário de Defesa Civil, Marco Antônio Benites Mol.
A intenção, a partir de 2014, é fazer com que pelo menos uma unidade de educação do município passe pela simulação em cada mês. Mas esse número pode aumentar. E há também o intuito de praticar esse tipo de treinamento em todos os prédios públicos de Mesquita. “É importante que a gente se previna para evitar que, em um momento de emergência, o pânico e a inexperiência possam prejudicar qualquer pessoa”, explica Benites.
>> Operação Tapa Buraco prossegue no Centro - A Operação Tapa Buraco, um dos pontos de partida para a intensificação das obras no Centro de Mesquita, prosseguiu ontem na Rua José Montes Paixão. O objetivo da prefeitura, por intermédio da secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) é realizar uma série de melhorias no Centro, começando pelo recapeamento asfáltico das ruas de maior circulação de veículos.
“Estamos com dois caminhões com mais de 33 toneladas de asfalto e hoje vamos concluir esse trecho em frete aos bancos até a Rua Heitor da Costa Val, antiga Ciência”, explicou o responsável pela operação Flávio Luiz Carnaval. Para controlar o tráfego de veículos foram necessários sete agentes da secretaria de Transportes e Trânsito (Setrans). Além da José Montes Paixão, trechos das ruas Mister Watkins e Avenida União precisaram ser fechados.
Comerciantes e moradores aprovaram a iniciativa. “Causa alguns transtornos, mas é necessário. Recentemente reformei a frente da minha loja, fiz uma calçada nova e esse asfalto está chegando como um presente”, comemorou o empresário Ricardo Mahomed, 53 anos, que tem uma loja no Centro. O objetivo da operação é tapar os buracos de toda via, que vai do Centro até o bairro Edson Passos.
 

VEREADORES SÃO PRESOS EM GUAPIMIRIM, RJ

Foram presos, no início da noite desta segunda-feira, o presidente da Câmara Municipal de Guapimirim, Iran Moreno de Oliveira, conhecido como Iran da Serrana; e Alexandre Duarte de Carvalho, vereador pela cidade da Baixada Fluminense. Ambos são acusados de formação de quadrilha armada, e foram detidos por agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e da Subsecretaria de Inteligência da Secretaria estadual de Segurança.
Os dois vereadores foram citados no inquérito que culminou na Operação Intocáveis, realizada em setembro do ano passado. Os mandados contra eles foram expedidos pela seção criminal do Tribunal de Justiça.
Na época da operação, os vereadores não tiveram prisão decretada, mas foram temporariamente afastados de suas funções. Há indícios que os dois recebiam mensalmente, cada um, valores entre R$ 50 mil e R$ 80 mil para que as contas da Prefeitura de Guapimirim fossem alvo de investigação pela Câmara. Em setembro, além de outros vereadores, foi detido o prefeito da cidade, Júnior do Posto.
— A prisão deles é importante para o desenvolvimento do processo na Justiça. A sociedade merecia essa resposta — disse o delegado titular da Draco, Alexandre Capote.


CHUVA DEIXA 1 MORTO EM NOVA IGUAÇU, RJ

Chuva deixa um morto em Nova Iguaçu;

O corpo do pedreiro foi encontrado na manhã desta segunda
O corpo do pedreiro foi encontrado na manhã desta segunda Foto: Cléber Júnior / Extra
Marcos Nunes
Tamanho do texto A A A
Um homem morreu depois de ser arrastado por um Rio que transbordou durante a chuva deste domingo em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O corpo do pedreiro Antônio Rocha do Nascimento, de 42 anos, foi encontrado na manhã desta segunda. Segundo parentes, ele chegava em casa, na Rua E, no bairro da Posse, quando foi levado pela correnteza do Rio Iguaçu. Antônio atravessava uma ponte que não tinha mureta de proteção.
- Ainda tentei agarrá-lo, mas não consegui - lamentou o tio da vítima, Genésio Azevedo da Silva.
Antôni Rocha
Antôni Rocha Foto: Álbum de familia
O corpo de Antônio foi arrastado por cerca de dois quilômetros, até o bairro Caiçara. Bombeiros tiraram o cadáver da água. Ele será levado para o Instituto Médico-Legal (IML).
Segundo moradores, esta não foi a primeira vez que o Rio Iguaçu transbordou e provocou uma morte. Em 2006, as águas invadiram uma creche e mataram uma criança de 4 anos. Os moradores contam que a dragagem não é feita há pelo menos dois anos.
Ainda por causa do transbordamento do Rio neste domingo, trinta ruas entre os bairros Posse e Caiçara ficaram alagados. Segundo Luís Antunes, secretário de Defesa Civil de Nova Iguaçu, uma casa desabou parcialmente no bairro da Posse. Também houve alagamentos nos bairros Figueira e Miguel Couto

MORRE O EX- CÃO MAIS FEIO DO MUNDO

Elwood em foto de 22 de junho de 2007 (Foto: Ben Margot/AP)Elwood em foto de 22 de junho de 2007, quando venceu o concurso na Califórnia (Foto: Ben Margot/AP)
O cão Elwood, campeão de 2007 do torneio de "cão mais feio do mundo", morreu nesta quinta-feira (28) em sua casa, em Sewell, no estado americano de Nova Jersey.
Elwood, que era mestiço de cristado chinês e chihuahua, vinha enfrentando problemas de saúde nos últimos meses, segundo sua dona, Karen Quigley, mas parecia ter se recuperado.
Elwood havia se tornado uma celebridade e sido protagonista de um livro infantil que pregava a aceitação.
Ele tinha 8 anos e era frequentemente comparado por seus fãs com personagens como o mestre Yoda, de "Guerra nas Estrelas", ou o extraterrestre E.T.

FAMOSOS VELAM O CORPO DO PAI DE CAZUZA

Xuxa chegou ao velório por volta de 15h (Foto: Cristiane Cardoso/G1)Xuxa chegou ao velório por volta de 15h (Foto: Cristiane Cardoso/G1)
Amigos e parentes do produtor musical João Araújo, que morreu na manhã deste sábado (30), no Rio, aos 78 anos, chegaram no início da tarde ao Cemitério São João Batista, em Botafogo, onde o corpo é velado. João era pai do músico Cazuza e casado há 56 anos com Lucinha Araújo.
Glória Perez chegou ao velório por volta das 13h (Foto: Cristiane Cardoso / G1)Glória Perez falou da falta que amigo vai fazer
(Foto: Cristiane Cardoso / G1)
"Ele é uma pessoa muito querida. Era um amigo pessoal muito querido e uma pessoa de uma importância enorme para a música. É uma perda muito grande", declarou a autora Gloria Perez, que chegou por volta das 13h. Entre amigos e familiares, estiveram no velório as apresentadoras Xuxa e Ana Furtado, os diretores da TV Globo Daniel Filho e Boninho e José Frejat, pai do músico Frejat, que foi parceiro de Cazuza no Barão Vermelho.
"Ele era uma pessoa muito generosa e prestou muito serviço ao país e à música. Temos que reconhecer o trabalho dele. Conhecia ele há quase tanto tempo que Cazuza conheceu Frejat", declarou José Frejat.
Boninho e Ana Furtado deixaram o velório por volta de 14h10 sem falar com a imprensa (Foto: Cristiane Cardoso/G1)Boninho e Ana Furtado deixaram o velório por volta de 14h10 sem falar com a imprensa (Foto: Cristiane Cardoso/G1)
Segundo a secretária do produtor, ele morreu em casa, vítima de uma parada cardíaca. João se recuperava de um acidente doméstico. Ainda de acordo com a secretária, Lucinha está muito abalada.
João Araújo foi um dos executivos mais importantes da indústria fonográfica brasileira e esteve à frente da gravadora Som Livre, das Organizações Globo, por cerca de 40 anos.
Na gravadora ele foi quem abriu as portas da indústria do disco para Djavan e apostou em Xuxa, fenômeno de vendas nos anos 80. Na mesma época, ele precisou ser convencido a deixar o grupo de Cazuza, o Barão Vermelho, entrar em estúdio para fazer seu primeiro disco.

João ainda teve seu talento reconhecido ao receber o prêmio Grammy Latino, concedido a pessoas com importantes contribuições em gravação e promoção musical.

Risco de chuva forte no RJ e em MG

Risco de chuva forte no RJ e em MG

Áreas de instabilidade se intensificam sobre o Sudeste do Brasil no fim de semana. A circulação dos ventos em níveis médios e altos da atmosfera vai forçar a concentração do ar úmido entre o norte de São Paulo, o centro-oeste de Minas Gerais e o Estado de Rio de Janeiro e uma frente fria vai ficar perto do litoral fluminense. Nuvens carregadas voltam a crescer sobre estas áreas podendo provocar chuva forte e volumosa, inclusive sobre áreas que já receberem muita chuva no início da semana. É o caso do Sul de Minas, da Zona da Mata Mineira, da região serrana e do norte do Rio de Janeiro. Nestas regiões, choveu muito no começo da semana e o solo está bastante molhado. Chovendo forte neste fim de semana, o risco de deslizamento é alto, pois a chuva pode cair em áreas que já estão com o sol muito úmido.

O mapa mostra o volume de chuva estimado para o Sudeste do Brasil até o dia 4 de dezembro. Os tons de verde claro indicam volumes de chuva de 100 a 200 mm. O tom de verde escuro indica mais de 200 mm acumulados.


Acompanhe o crescimento das nuvens carregadas pelas imagens de satélite.

BLACK FRIDAY GEROU MAIS DE 5 MIL RECLAMAÇÕES AS EMPRESAS EM 18 HORAS


A "Black Friday" gerou 5.602 reclamações dos consumidores em 18 horas da promoção – que teve início à 0h desta sexta-feira (29), segundo o Reclame Aqui. No ano passado, o site registrou 8.000 reclamações nas 24 horas da promoção, considerando todas as empresas.
As reclamações deste ano, no entanto, incluem o site e também o RA Chat, canal que integra os chats das lojas com o Reclame Aqui.
Por volta das 12h, a quantidade de queixas contra as dez empresas que lideram esse ranking já era recorde em relação à média diária de queixas contra essas empresas ao longo do ano, aponta o site especializado no recebimento de reclamações e termômetro para a reputação de empresas.
As empresas mais reclamadas, por volta das 20h30, segundo o site eram:
- Extra.com.br
- Submarino
- Ponto frio loja virtual
- Americanas.com
- Casas Bahia - loja virtual
- Walmart - loja virtual
- Centauro - loja virtual
- Saraiva (livraria, editora, virtual)
- Magazine Luiza - loja virtual
- Fast shop
Antes mesmo do início do evento, o site já registrava mais de 400 queixas e denúncias de consumidores sobre aumento de preços.
Em nota, o Walmart disse que todas as dúvidas dos consumidores no "Reclame Aqui" no período foram esclarecidas com contatos telefônicos ou por meios eletrônicos, inclusive as que não diziam respeito à Black Friday. "Durante o mesmo período, não registramos nenhum pedido de esclarecimento referente à Black Friday através dos canais oficiais dos Procons estaduais e municipais", disse.
O Submarino e Americanas.com disseram que não vão comentar.
A Saraiva informou, por nota, que não pode se manifestar a respeito, pois até o momento ainda não foi notificada oficialmente sobre o assunto. Disse que "é premissa da Saraiva respeitar todo e qualquer direito de seus clientes."
A Whirpool, dona das marcas Brastemp e Consul, diz que está "em contato com os consumidores que tentaram adquirir produtos nos nossos sites para garantir que a compra seja efetuada com sucesso".
O Magazine Luiza disse que "reforçou a estrutura do site e não registrou instabilidade durante o evento". A rede afirmou ter ampliado a equipe de atendimento para a promoção para "garantir o comprometimento com o site Reclame Aqui" e que firmou compromisso com a Fundação Procon-SP por um atendimento adequado na Black Friday: atendimento ao consumidor 24 horas; preços e descontos efetivos e infraestrutura reforçada para melhor estabilidade do site.
A Centauro afirma que pelo "volume excessivo de visitas", o site teve "momentos de instabilidade". A empresa diz que os acessos foram 15 vezes superiores à quantidade de visitantes recebida regularmente na loja virtual, está "trabalhando para corrigir falhas no site causadas por muitos acessos" e vai estender os descontos até a próxima segunda-feira (2).

G1 procurou as demais empresas mais reclamadas e aguarda respostas.
O Procon-SP divulgou que, até as 17h30 desta sexta, houve 87 queixas compartilhadas  pelos consumidores nas redes sociais por meio da hashtag #deolhonaBlackFriday. Elas motivaram a investigação de 17 empresas responsáveis por 21 sites de compras. Consumidores também enviaram relatos ao VC no G1.
A E-Bit, empresa que reúne informações do comércio eletrônico, informou que, até as 17h, ofaturamento das lojas do comércio virtual durante a edição da "Black Friday" de 2013 já tinha superando em 60% as vendas totais da edição 2012 do dia de descontos do varejo..
"Black Fraude"
No ano passado, o evento ganhou o apelido de “Black Fraude” e o slogan-piada "a metade do dobro" depois de suspeitas de que alguns varejistas teriam inflado os preços para forjar descontos maiores. Também houve relatos de vitrines virtuais fora do ar e dificuldades para finalizar compras. O episódio resultou na notificação de grandes companhias pela Fundação Procon-SP.
Na tentativa de evitar o desgaste que marcou a terceira edição do evento, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, em conjunto com o portal Busca Descontos – que organiza o evento no Brasil –, criou um código de ética. As lojas virtuais que aderirem ao texto se comprometem a anunciar apenas ofertas reais na ação. Caso a empresa não cumpra o acordo, poderá sofrer suspensões.
As ofertas das lojas que aderiram ao código de ética devem ser identificadas com o "Selo Black Friday Legal", que indica a credibilidade das promoções.
O Procon-SP e o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) também se reuniram para traçar estratégias que evitem que os transtornos ocorridos na edição de 2012 se repitam, afetando a credibilidade do setor e prejudicando os consumidores.
Outra iniciativa para proteger o consumidor partiu da Serasa Experian, que vai permitir que os consumidores consultem gratuitamente o CNPJ de uma empresa com a qual pretendem fechar negócio. A pesquisa gratuita estará disponível entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro.
De acordo com a companhia, o "VocêConsulta Empresas" fornece informações sobre a situação do CNPJ da empresa, razão social, ocorrência de protestos, cheques sem fundo, ações judiciais, endereço, falências e a existência legal da companhia consultada.
O cliente deve acessar o portal do consumidor da Serasa (clique aqui para ser direcionado) e digitar o CNPJ da empresa que quer consultar. A Serasa Experian orienta que é possível localizar o CNPJ no rodapé do site de cada empresa ou nas seções "quem somos" ou "fale conosco".

GASOLINA E DIESEL EM ALTA NAS CAPITAIS BRASILEIRAS

Posto da Quadra 503 Norte, em Brasília, reajustou o valor da gasolina em 4,7% (Foto: Fausto Carneiro/G1)Posto da Quadra 503 Norte, em Brasília, reajustou o valor da gasolina em 4,7% (Foto: Fausto Carneiro/G1)
O reajuste no preço da gasolina e do diesel anunciado na véspera pela Petrobras já chegou a algumas bombas de combustível neste sábado (30). O G1 visitou mais de 30 postos de localizados nas capitais de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará, além do Distrito Federal e de Olinda, em Pernambuco, e constatou que o consumidor já começa a sentir no bolso a elevação de preços anunciada na sexta-feira (29). Segundo comunicado da Petrobras, a gasolina ficou 4% mais cara nas refinarias e o diesel, 8%.
Em alguns estabelecimentos, o reajuste excedeu a porcentagem informada pela empresa. No Rio, por volta das 9h30, o Posto São Jerônimo do Anil, da bandeira Shell, na Estrada de Jacarepaguá, Zona Oeste da cidade, já havia reajustado o valor da gasolina comum de R$ 2,999 para R$ 3,199, uma alta de 6,6%.
Em São Paulo, o gerente Rubens Costa do posto BR, localizado na Alameda Santos, Zona Central, disse que o reajuste deve acontecer somente na segunda-feira (3), mas ficará em 6%. “O preço da gasolina, que agora está R$ 2,99, deve ir para R$ 3,19. Isso é o que estimamos”.
Ao longo deste sábado, outros postos do Rio e de São Paulo começarão a levar o reajuste às bombas. Na Zona Norte do Rio, a partir das 14h, o Posto Vianense Petróleo, na Rua Lino Teixeira, no Jacaré, passará o preço nas bombas de R$ 3,059 para R$ 3,139.
No Centro do Rio, o Posto BR Rias Baixas, na Avenida Presidente Vargas, informou que o novo valor precisa aparecer no sistema para reajustar o valor na bomba. Às 9h43, o valor cobrado era de R$ 3,19.
Já na Zona Sul, em Botafogo, o Posto BR ADM, na Rua da Passagem, informou que o valor será reajustado ainda neste sábado de R$ 3,14 para cerca de R$ 3,20.
O Posto de Gasolina e Serviços Feirense, em São Cristóvão, informou que o reajuste acontecerá a partir de segunda-feira (2), sem precisar o valor. Neste sábado, o consumidor pagava R$ 3,099 pelo litro de gasolina comum.
Essa é a mesma situação de São Paulo, em que gerentes dos postos Ipiranga, da Rua Bernardino de Campos, e Shell, da Rua 13 de maio, ambos na Zona Central, afirmaram que a mudança ocorrerá na segunda. Nestes postos, a gasolina está por R$ 2,69, o etanol R$ 1,89 e o diesel R$ 2,59.
Em Belo Horizonte, Marcelo Magno conseguiu abastecer ainda com o preço sem reajuste (Foto: Raquel Freitas/G1)Em Minas, Marcelo Magno conseguiu abastecer ainda
com o preço sem reajuste (Foto: Raquel Freitas/G1)
Belo Horizonte
Em postos de combustível visitados peloG1 em outras duas capitais, os preços começaram a ser reajustados, mas a elevação ficou abaixo do informado pela Petrobras.
Para Minas Gerais, o repasse para o consumidor deve ser de cerca 2,7% no valor da gasolina e de 6% no do diesel, de acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo do Estado de Minas Gerais (Minaspetro), Paulo Miranda Soares. Ele ressalta que o reajuste, entretanto, varia em cada estabelecimento.
Na região Noroeste da capital mineira, um dos postos localizados na Avenida Américo Vespúcio, já reajustara os preços antes mesmo da chegada de um novo carregamento de combustível: a gasolina passou de R$ 2,799 para R$ 2,899 e o diesel de R$ 2,497 para R$ 2,697, o que representa alta de cerca de 3,5% e de 8%, respectivamente. Segundo o gerente Júlio César Magalhães, o posto apenas repassou o aumento aos clientes para garantir a margem de lucro do estabelecimento.
Em outro posto na mesma avenida, o funcionário público Marcelo Magno conseguiu abastecer, nesta manhã, ainda com o preço sem o reajuste, pois os novos valores começaram a valer a partir das 13h deste sábado (30). “Caro é, mas fazer o quê?”, lamenta Magno sobre a elevação. No local, a gasolina subirá aproximadamente 3,5% e passar de R$ 2,89 para R$ 2,99. O diesel ficará cerca de 5,6% mais caro e passar de R$ 2,499 para R$ 2,639.
Campo Grande
Em Campo Grande, um estabelecimento na Avenida Tamandaré, na Vila Nasser, o litro da gasolina comum passou de R$ 2,94 para R$ 3,06 e o do diesel comum, de R$ 2,36 para R$ 2,48. O proprietário João Dassoler relatou que os preços foram reajustados com base no que foi repassado pela refinaria, mas podem ser alterados, para cima ou para baixo, já que os cálculos ainda estão sendo feitos.
No Jardim TV Morena, um posto na Rua Spipe Calarge reajustou o preço do litro do diesel de 2,47 para R$ 2,65. Segundo o gerente, Valdir de Souza, o preço do litro da gasolina comum, hoje de R$ 2,98, será reajustado nos próximos dias. O Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Automotivos, Lubrificantes e Lojas de Conveniência de Mato Grosso do Sul (Sinpetro/MS) informa que repassar de imediato um reajuste ao consumidor é a prática mais comum entre os empresários.
Distrito Federal
G1 visitou mais de 15 postos localizados na Asa Norte de Brasília. Destes, apenas um, localizado na Quadra 102, reajustou o preço da gasolina, que passou de R$ 2,99 para R$ 3,05, alta de 2%. De acordo com o frentista do estabelecimento, o estabelecimento recebeu um caminhão na manhã deste sábado (30), já com o combustível reajustado.
Outro estabelecimento, na quadra 503 norte, praticou reajuste superior ao aplicado pela Petrobras às refinarias. No local, a gasolina passou de R$ 2,98 para R$ 3,12, uma variação de 4,7%.  O gerente, que pediu para não ser identificado, afirmou que recebeu um caminhão na madrugada deste sábado e recebeu a orientação da direção do posto para aplicar este reajuste hoje, mas com a ressalva de que o valor pode ser reavaliado para baixo.
Olinda
Em Pernambuco, o reajuste do diesel ficou acima do projetado pela Petrobras. No bairro de Ouro Preto, em Olinda, o posto São Salvador, da bandeira BR, elevou de R$ 2,29 para R$ 2,49 o litro do diesel, alta de 8,7%. Em outro posto, também em Olinda, no bairro do Varadouro, houve um aumento de R$ 0,20 no valor do diesel, que agora custa R$ 2,59, elevação de 8,3%.
*Colaboraram G1 RJ, G1 SP, G1 DF, G1 PE, G1 MS, G1 PA