segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

TEMPESTADE MATA 16 NA BAHIA

Uma tromba d'água surpreendeu - e arrasou - Lajedinho, uma das menores cidades daBahia, região da Chapada Diamantina. Dezesseis pessoas morreram e uma ainda está desaparecida.
A chuva torrencial devastou a cidade, de quatro mil habitantes, a 355 quilômetros de Salvador. Mais de 60 casas viraram ruínas e centenas foram condenadas pela Defesa Civil.
No sábado (7) à noite choveu em Lajedinhoo que era esperado para três meses, e o canal estreito não conseguiu segurar o Rio Saracura, que atravessa a cidade. A Defesa Civil diz que não recebeu alerta de chuva forte na região.
“Essa água toda precipitada escorreu para esse vale e, como a gente pode ver aqui, o Centro da cidade está exatamente na parte mais baixa do vale", destaca Paulo Sérgio Luz, da Defesa Civil – BA.
O rio arrastou carros para fora da cidade. A enxurrada invadiu a prefeitura e destruiu tudo que estava no prédio. Na casa de Irineu Macedo, também não sobrou nada. “Aqui tinha uma mesa com seis cadeiras. Ela desceu rio abaixo”, conta o motorista.
Ao todo, 200 famílias estão dormindo em escolas e dependem de doações. Dezesseis pessoas morreram. Seu Florisvaldo perdeu a filha, o genro e o neto de quatro anos. "Foi uma coisa que vai ficar na mente para sempre, não vai apagar, não", diz o autônomo.
Com a força da correnteza, dois corpos foram encontrados a 14 quilômetros da cidade. Por isso, os bombeiros decidiram levar as buscas mais adiante. Algumas equipes estão trabalhando, com ajuda de cães farejadores, a trinta quilômetros de lajedinho, seguindo o curso do rio.
A localização do corpo agora, segundo os bombeiros, está mais difícil. "É um local de difícil acesso, terreno íngreme, acidentado e que a própria correnteza criou uma erosão e não permite às vezes o acesso aos corpos", explica o capitão Ramon Diego, do Corpo de Bombeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário